data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Além de seis outros controladores de velocidade que começaram a aplicar multas em 21 de junho, mais três vão começar a multar a partir da próxima segunda-feira. Os que começam somente agora ficam nas avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim e passavam por adaptações no sistema de aferição de velocidade.
Região já começa a aplicação adiantada da segunda dose
O limite, nas três vias, é de 50 km/h. O objetivo é reduzir acidentes de trânsito nos locais. As velocidades máximas, de todos os noves equipamentos, foram ajustadas com base no levantamento estatístico de sinistralidade, estudo divulgado no começo de junho. A pesquisa apontou que atropelamento é a maior causa de mortes no trânsito em Santa Maria, e as colisões laterais envolvendo motociclistas são a maior causa de lesões corporais.
Conforme a secretaria de Mobilidade Urbana, nas avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, os controladores vão registrar apenas a placa dos veículos que excederemo limite de velocidade. Os motoristas que forem flagrados desrespeitando a sinalização da via receberão a notificação emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran).
A prefeitura ainda não divulgou dados de multas aplicadas pelos seis controladores que começaram a operar em 21 de junho. De acordo com o Executivo, "todas as imagens registradas pelos controladores de velocidade serão avaliadas criteriosamente e tecnicamente". Os dados serão divulgados durante o mês de julho.
Equipe do canil dos bombeiros de Santa Maria ajuda nas buscas por colegas desaparecidos
OUTRAS VIAS
Já nos outros seis locais em que os controladores operam desde o dia 21 de junho, somente durante a madrugada, da meia-noite às 6h, estão isentos de infração os motoristas que passarem o sinal vermelho do semáforo e os que avançarem sobre a faixa de segurança, porém, a infração por excesso de velocidade durante a madrugada será registrada, gerando multa ao infrator.
FISCALIZAÇÃO
Os controladores de tráfego também verificam placas de possíveis veículos furtados, clonados, envolvidos em ocorrências ou procurados pela polícia no contexto do sistema de cercamento eletrônico. Também são monitorados aqueles que passam em sinal vermelho do semáforo e as paradas sobre as faixas de pedestre.
Os controladores de tráfego fazem parte de uma etapa do cercamento eletrônico. O sistema já conta com cerca de 800 câmeras monitoradas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
CONTROLADORES 24 HORAS
Começam a multar a partir de segunda-feira
- Avenida João Luiz Pozzobon - 50 km/h
- Avenida Hélvio Basso - 50 km/h
- Avenida Walter Jobim - 50 km/h
CONTROLADORES DAS 6h ÀS 23h59min
Multam desde o dia 21 de junho
- Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira - 40 km/h
- Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua General Neto - 50 km/h
- Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado - 50 km/h
- Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros - 50 km/h
- Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias - 50 km/h
- Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo - 50 km/h